sábado, 4 de abril de 2009

Como me fiz leitora...

Em sete de agosto de um mil e novecentos, nasce a única filha dentre quatro filhos de uma filha única, esta, filha de uma mulher nascida em um mil e novecentos, viúva de um homem que tinha um sonho: ter uma filha professora.
Desde que me entendo por gente, lembro-me e ainda sinto a presença de uma senhorinha franzina, cabelos longos e trançados, sentada na beirada da minha cama, me encantando com seus contos maravilhosos. Meu pai dizia: - É a hora dos Contos Maravilhosos da Vó Rosina, uma senhora com profundo conhecimento da vida. Muitas vezes ela terminava as histórias na mesma noite, outras; seus contos se estendiam em capítulos.
Tudo pensado para educar e formar a futura professora dos sonhos do meu avô. Os anos foram passando... E minha companheira de todas as noites, lá estava, a minha cabeceira, às vezes, com livros nas mãos. Quando fiz oito anos, percebi que suas histórias não eram as mesmas dos livros e descobri que ela era analfabeta. Resolvi pegar as velhas cartilhas e ensiná-la e ler. Foi assim que “iniciei” minha avó, aos 84 anos, no mundo das letras. Cada vez que eu chegava em casa, da escola, passava direto para seu quarto, tomar sua lição.
Durante o dia eu era a decodificadora dos livros e detalhe, ela sempre me corrigia nas entonações e pontuações mal marcadas, e nos finais de tarde ela era a encantadora das palavras... E era minha primeira aluna.
Acredito que o fato de ela me incentivar a ler, me fiz leitora e só tenho a agradecer a Deus a mulher maravilhosa e incentivadora que Ele colocou na minha vida... Vó saiba que sinto muita falta sua... e minha cabeceira, sempre está vazia e ao mesmo tempo cheia...cheia de saudades....

Um comentário:

  1. Que linda história! Sua avó foi muito importante na sua trajetória, mas fale um pouco mais da sua trajetória profissional, os desafios, os encantamentos. Quais foram as facilidades e dificuldades encontradas para você se tornar a profissional que é? Você é muito sensível, inteligente e tem um texto ótimo, deixe-nos saborear um pouco mais da sua escrita. Beijos e sucesso!!!Isabel Cristina

    ResponderExcluir