quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TP 1- Unidades 03 e 04



  No primeiro momento deste segundo encontro do TP1, no dia 07/11/2009, discutimos os pontos do TP que não ficaram claros para os professores-cursistas.
   Logo após, retomamos algumas leituras interessantes; conceituamos texto; entendemos a razão de se ensinar/aprender a língua por meio de textos e como explorá-los em sala; revisamos os objetivos do ensino-aprendizagem da língua; conversamos sobre os pactos de leitura; aprofundamos nossos conhecimentos sobre leitura e estratégias diferenciadas de leitura.
   Achei muito interessante a enquete que os professores realizaram com seus alunos: “O QUE É TEXTO?”. As respostas mais encontradas foram:
Texto é:
  • o que é escrito;
  • é extenso;
  • é composto por muitas linhas;
  • está nos livros;
  • tem muitos parágrafos e pontuações.

   Resolvi, então, realizar a enquete, com a mesma pergunta, com professores de várias áreas, que não participam do GESTAR. E citarei algumas respostas, sem seus autores:
  • “Os textos tratam de diversos assuntos como histórias contadas e verídicas, com diversas ramificações”. ( Profª de História)
  • “Texto é um instrumento que utiliza palavras, frases, imagens para transmitir uma mensagem, uma informação e até um sentimento”. (Profª. Alfabetizadora e Pedagoga)
  • “Texto-produção escrita, com ou sem intenção, pode abordar qualquer tema, em qualquer tempo. Alguns tipos de textos exigem regras e normas ortográficas e podem ter variações”. (Pedagoga)
  • “Conjunto de palavras que formam uma história”.(Profª de Matemática)
  • “É um conjunto de palavras que reunidas formam expressões, transmitem uma ideia, informações e concepções”. ( Profª de Geografia)

CONFORME O COMBINADO, irei conceituar texto de acordo com o TP1 p.105:
“ É toda e qualquer unidade de informação, no contexto da enunciação. Nesse sentido, os textos aparecem nas mais diversas linguagens, classificando-se em verbais e não-verbais”

Houve também o momento da socialização, os professores apresentaram o "Avançando na Prática", realizado em sala de aula. Relataram a participação ativa de todos os alunos que faziam questão de ler sua pesquisa para os demais alunos em sala sobre Dicionário da Linguagem dos Jovens.


Realizamos a leitura do texto abaixo: Norma Culta

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:
           - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
          E o ladrão, confuso, diz:
          - Dotô, resumindo, eu levo ou deixo os pato?

Texto veiculado pela INTERNET no ano de 2008


As professoras - cursistas leram o texto “A outra Senhora” de Carlos Drummond de Andrade, os professores analisaram discutiram no grupo e listaram suas considerações e apresentaram aos colegas.

            Em grupos as professoras-cursistas realizaram a leitura e a interpretação da Fábula da tradição judaica “A língua”.
Acharam a fábula muito interessante e foi uma tempestade de ideias...Elaboraram o planejamento da atividade de leitura e produção de textos e depois socializaram os trabalhos com todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário