quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Conceitos de Letramento


Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita. A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua escrita no contexto social” (SOARES, 2006).


“Saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos” (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).

“Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades, necessário para usar a língua nas práticas sociais” (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).

“... entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais” (SOARES, 2004).

“O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja, o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal, a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente ilimitadas de papel, o surgimento da internet.” (KLEIMAN, 2005).


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Quando tratamos da escrita a partir da perspectiva do letramento, temos que considerar o papel e a função que esta exerce na comunidade. As formas em que ela se apresenta em determinada sociedade, quais os gêneros textuais que são preferidos pela comunidade e como podemos fazer da cultura local, das tradições, ferramentas do conhecimento escrito, e que o nosso aluno consiga utilizar a escrita em situações sociocomunicativas. Outro questionamento presente é de como nós, educadores, podemos preparar nossos alunos em sala de aula, para se tornarem escritores e leitores competentes.
Ao colocar os educandos em contato com textos variados, poderemos avançar tanto no trabalho referente a aspectos da compreensão e interpretação textuais, quanto naquele referente ao aprendizado da convenção da escrita. Assim como a leitura, a produção de textos escritos é uma prática de linguagem e, como tal, uma prática social.

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