terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TP6 - Leitura e Processos de Escrita II

No dia 11/12/2009 realizamos mais um encontro de oito horas com nossos professores cursistas. Os professores relataram a dificuldade que encontraram no "Avançando na Prática " do TP2. Tratava-se de uma interpretação textual. Os alunos tiveram dificuldades para realizar uma leitura crítica e sublinear do texto, apesar de todo trabalho realizado até o momento. Porém, somos conscientes de que se trata de um processo de médio a longo prazo, devido à falta do hábito de leitura reflexiva dos alunos.A leitura das unidades 21 e 22 do TP6 contribuíram para a compreensão do fenômeno da linguagem . Os professores puderam constatar que todo ato de linguagem objetiva à argumentação ( consciente ou não ) em maior ou menor grau. "Convencer não é só mudar a opinião do outro, mas é também colocar minha opinião para influenciar o outro".
Utilizamos a imagem abaixo para reforçar a leitura e a reflexão das unidades estudadas.

Pedimos para os professores redigirem um parágrafo argumentativo sobre o poder que os anúncios publicitários têm de confundir as pessoas quanto aos reais valores humanos, a ponto de levá-las a crer que ser feliz é o mesmo que consumir.Na leitura da unidade 23 que trata do processo de produção textual :revisão e edição, os professores refletiram sobre suas atuais práticas e descobriram que novas estratégias podem valorizar e enriquecer o processo de ensino aprendizagem. O ato da escrita e reescrita seguindo os preceitos dos textos lidos no TP6 permitem que os alunos desencadeiem estratégias eficientes para produzir mudanças no texto.A unidade 24 que trata da leitura para adolescentes , os professores sentiram-se animados, pois já estão no caminho certo. No momento , os alunos estão fixados na literatura de Stefani Meyer, com seus vampiros e lobisomens . A maioria dos professores já leu toda a coleção e trabalha em sala de aula enfocando comportamentos e outros temas dos livros. Exploram principalmente as "capas", pois elas dizem muito.



Na oficina 11 do TP6 os professores puderam ler e discutir a crônica de Moacyr Scliar "Espírito Carnavalesco", e elaboraram um planejamento de escrita e revisão , considerando todos os preceitos do TP6, para a utilização da mesma crônica em sala de aula, com o objetivo de trabalhar os aspectos de escrita e planejamento. Realizaram uma avaliação muito positiva dessa oficina e descreveram como ela contribuiu para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.
Para realizar a oficina 12 do TP 6 os professores levaram para o curso obras literárias que consideraram adequadas para suas séries.





Nenhum comentário:

Postar um comentário