segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Arte- Formas e Função- Linguagem Figurada




Sábado, dia 28/11/2009 , realizamos mais um encontro do GESTAR II, na Escola Municipal Manoel Viana. Apresentamos o vídeo "Trem das Cores", de Caetano Veloso.







Com base no texto do TP2 , o qual refere-se à presença da arte como um elemento da vida humana, e que por vezes não nos damos conta de sua proximidade, fizemos a análise da letra dessa música. Os professores chegaram à conclusão que o personagem é um passageiro de trem, que observa e admira a vida, utilizando a linguagem conotativa, poética e cheia de elementos figurados.
Solicitamos que cada cursista refletisse sobre as formas de arte que tem contato diariamente e ainda não haviam percebido , até o momento das leituras das unidades 7 e 8 do TP2. Dividimos o grupo em duas equipes. As equipes produziram os textos abaixo:

Equipe 1


" Ao sairmos de casa, pela manhã, nos deparamos com riquíssimas formas . Dentre elas percebemos que algumas são geométricas: formas dos veículos, construções arquitetônicas. Observamos outras formas abstratas de arte inseridas no meio ambiente. A correria do dia a dia nos impede de perceber e admirar as cores diversificadas da natureza, dos elementos construídos pelo ser humano. Enfim, a percepção das formas de artes encontradas no dia a dia depende do estado de espírito, do momento, e de um olhar expressivo diante das cenas que a vida nos apresenta."


Equipe 2


"Pelo caminho que percorremos diariamente percebemos diferentes formas, principalmente relacionadas à natureza: as árvores, pedras gigantes, pássaros silvestres dobrando, os contrastes das cores. Realmente nos deparamos com diversas formas de arte todos os dias. A arte é viva em nossa vida."


Os cursistas conseguiram identificar a arte na sua vida cotidiana, indicando suas formas e características.


Escolhemos o "Avançando na Prática" da semana: Interpretação e leitura de poemas.


Os cursitas realizaram a leitura da charge , atividade da oficina , e também realizaram a interpretação desse texto. Identificaram a figura de linguagem presente na charge. O gênero textual "charge"´é caracterizado pela crítica e pelo humor . Faz uso, geralmente , da figura de linguagem ironia.

Na sequência produziram um bilhete destinado ao patrão, um dos personagens da charge, argumentando contra a atitude dele em relação ao empregado e à situação.


Produção 1

Patrão,


Há pessoas tão pobres de espírito que precisam fazer outros de escada para poder subir na vida. Fazer o quê ? Sempre tem alguém precisando de um lombinho !


Produção 2

Nosso patrão é realmente marxista !


PS: Você não acha ?

Os cursistas realizaram uma análise positiva da oficina. Acreditam que charge é uma ótima oportunidade para identificar figuras de linguagem , além de ser um gênero muito oportuno para análise literária. As equipes apresentaram seus trabalhos , e todos trocaram ideias e sugestões sobre os conteúdos trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário