quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LÍNGUA + LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO

LÍNGUA
  Para Ferdinand de Saussure e os estruturalistas, língua é um sistema cuja estrutura se estuda a partir de um corpus. Já no Dicionário de Comunicação (Ática - 1987), em outra concepção de Saussure, língua é o “produto social da faculdade da linguagem”, pode ser também “um conjunto de conversões necessárias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exercício da linguagem”.

  A língua é, portanto, um sistema de signos cujo seu funcionamento compreende  regras e correções. É um código que pretende estabelecer uma comunicação entre emissor e receptor.
  Para Barthes, a língua é “uma instituição social, ela é parte social e não premeditada da linguagem; o indivíduo, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la, trata-se essencialmente de um contrato coletivo ao qual temos que nos submeter se quisermos nos comunicar”.
  Saussure explicou: "para nós, ela não se confunde com a linguagem; é somente uma parte determinada. Ela é, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de conversões necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos. A língua constitui-se algo adquirido e convencional. Pode-se dizer, faz a unidade da linguagem".
  Enquanto que a linguagem é heterogênea. A língua é um sistema de signos que exprimem idéias, e "um sistema de sinais acústicos orais, que funciona na intercomunicação de uma coletividade", define Carlota Ferreira e Suzana Cardoso em A dialética no Brasil (Ed. Contexto).

  As línguas vivas são todas as línguas utilizadas, tanto na comunicação oral como na comunicação escrita.

LINGUAGEM
  Segundo o dicionário “Aurélio”, linguagem é definida como “uso da palavra como meio de expressão e de comunicação entre pessoas”. Forma de expressão pela linguagem própria dum indivíduo, grupo e classe social. Vocabulário, palavreado. No “Dicionário de Lingüística” ela é definida como: “capacidade específica à espécie humana de comunicar por meio de um sistema de signos vocais ou língua, que coloca em jogo uma técnica corporal complexa e supõe a existência de uma função simbólica e de centro nervoso geneticamente especializado”. Esse sistema de signos vocais referido, utilizado por um grupo social ou comunidade lingüística constitui uma língua particular.
  No “Dicionário de Comunicação”, define-se de outra maneira e dizem claramente que a linguagem está ligada à lingüística e pode ser “qualquer sistema de signos - não só vocais ou escritos, como também visuais, fisionômicos, sonoros e gestuais - capaz de servir à comunicação entre indivíduos”.
  A linguagem articulada é apenas um desses sistemas. Pode ser ainda o recurso usado pelo homem para se comunicar. Instrumento pelo qual os homens estabelecem vínculos no tempo e determinam os tipos de relações que mantêm entre si.”
  A linguagem pode ser caracterizada como a capacidade viva   dos falantes em produzir e entender enunciados. A linguagem também pode ser conceituada como meio de expressões e dos sentimentos individuais com os quais o homem se comunica coletivamente.
  A função da língua é representar/refletir seu pensamento e seu conhecimento de mundo.Nenhuma sociedade conhece nem conheceu jamais a língua de um outro modo que não fosse como um produto herdado de gerações anteriores e que cumpre receber como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário